5.4.10

O salário de António Mexia

Por Ferreira Fernandes

ANTÓNIO JOSÉ SEGURO, do PS, e Mira Amaral, do PSD, dizem que o salário de António Mexia é "obsceno" e "chocante". Em 2009, António Mexia, CEO da EDP, ganhou 3,1 milhões de euros. Para percebermos melhor, 8500 euros por dia.
Se Mexia fosse pago por um patrão, que lhe dera os milhões porque gostava dos seus lindos olhos, ninguém teria nada com isso. Mas a EDP é uma empresa de capitais mistos. De nós todos, em parte. E salários assim não são fruto das leis do mercado, mas duma combinação entre alguns. Há uns anos, expliquei-o numa crónica sobre um caso que também metia Mexia. Quando este era presidente da empresa, em 2002, um quadro superior entrou para a Galp, de capitais maioritariamente públicos. Dois anos depois, esse quadro saiu como um indemnização de 290 mil euros. Não, não foi despedido, saiu pelo seu pé e porque tinha emprego melhor na Refer, onde o meteu Mexia, entretanto ministro dos Transportes. Se saiu porque quis, qual a razão da indemnização? Esta: os administradores que lhe pagaram da Galp (com o nosso dinheiro), fizeram-no por cobiça a prazo: era um abuso que, um dia, também eles esperavam vir a beneficiar...
É essa cultura de combinação entre alguns que leva ao salário mirabolante que começou esta crónica. Seguro, do PS, e Mira Amaral, do PSD, não sabem quem pode resolver isto?
«DN» de 5 Abr 10

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger Mg said...

"Seguro, do PS, e Mira Amaral, do PSD, não sabem quem pode resolver isto?": a questão talvez não esteja no "quem", mas sim no "como", e aí talvez eu saiba como - eventualmente, "à chapada"!!!

5 de abril de 2010 às 14:05  
Blogger Milan Kem-Dera said...

Independentemente das obscenidades que são os salários e prémios de todos os gestores públicos e boys do PS, que o são, mais do que obscenidades são um verdadeiro INSULTO a todos os portugueses que trabalham, uma coisa me deixa de queixo caído:

- Então aquele senhor Mira Amaral também se insurge? um chupista oportunista do PSD, que passou alguns meses pela Administração da CGD SÓ para poder estar a receber uma lauta reforma de 18.000 euros mensais?

E a isto o que chama, sr. Mira Amaral?

5 de abril de 2010 às 19:56  
Blogger Mg said...

O conceito de "obsceno" e "chocante" só se aplica a casos recentes.

Isso já foi há algum tempo, logo, pode atirar pedras à vontade!

Ou será inveja? Se for, convenhamos que não é nada bonito!

Só mesmo à chapada!

5 de abril de 2010 às 20:42  
Blogger Ana C said...

Mesmo que a EDP fosse do Bill Gates, privadíssima, não se pagavam salários de 8.500,00/dia!

Só mesmo aqui, na República das Bananas é que acontece.

Por isso é que o grosso que pagamos é em tarifas e contador e muito pouco em electricidade.

Não é um escândalo: somos nós - bovinos - que o permitimos.

Consumidores EDPs Uni-vos! Mandamos todos um e-mail para a EDP de hora a hora até acabar esta vergonha.

5 de abril de 2010 às 22:10  
Blogger Ana C said...

Esta do salário dos Boys do PS é mais uma razão para que os Boys do PSD andem tão nervosos: o tacho tão bom ... e tão longe!

5 de abril de 2010 às 22:11  

Enviar um comentário

<< Home