17.5.10

Piores que Sócrates

Por Joaquim Letria

QUEM ME FEZ republicano foi Salazar. Quando eu era miúdo, ia à estátua do António José de Almeida, onde tudo o que me ensinaram foi rodar até ver o dedo esticado do homem parecer outra parte do seu corpo. Nós, putos, riamo-nos muito, os velhos gritavam “Viva a República”, meia dúzia de polícias corriam-nos à chinfalhada e íamos almoçar muito contentes por termos desafiado o “Botas”.
Mais tarde verifiquei que o analfabetismo republicano do 25 de Abril é igual à iliteracia anti-monárquica da ditadura. Estamos a comemorar os 100 anos da República e ninguém ensina peva, ou evoca, ou recorda, ou faz um filme, ou diz que vai pôr a República em pratos limpos, para se perceber o que se passou neste sítio de 1906 para cá. Também já percebi que não convém, para não celebrarem tanta pouca vergonha de tão poucos em nome duma ideia tão nobre de tantos.
Podiam ter aproveitado e recordado agora a revolta do 14 de Maio de 1915,que deitou abaixo o Governo do general Pimenta de Castro e derrubou o presidente Manuel de Arriaga. Morreu mais gente nesta revolta do que no 5 de Outubro e no golpe do Sidónio juntos!
A esperança é o Sócrates mandar uma TV das dele contar o que foi a República para mostrar que houve governos ainda piores do que os dele.

«24 horas» de 17 Mai 10

Etiquetas: