6.6.10

Cegos por Israel

Por Rui Tavares

Para alguns fanáticos, ser “amigo de Israel” parece implicar que tudo o que um governo israelita faça, por mais brutal e desumano, seja sempre legítimo; que as normas internacionais não se apliquem da mesma forma a Israel e a outros países.
TENHO FAMÍLIA israelita e familiares judeus ou de ascendência judaica que, caso o desejassem, poderiam obter cidadania israelita. Teoricamente, parece que até eu teria direito a morar numa daquelas aldeias que nunca visitei mas onde não podem regressar os palestinianos que lá nasceram — as aldeias onde nasceram também os seus pais, avós, bisavós. O que para judeus de todo o mundo foi e é por vezes ainda uma esperança de justiça após séculos de perseguição, tem sido uma tragédia para os palestinianos. Não há afinidades — ideológicas, familiares, ou meramente caprichosas — que possam calar esta verdade. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

7 Comments:

Blogger GMaciel said...

Excelente texto. Assino por baixo.

Acrescento, apenas, que do outro lado há aqueles que, como o Rui Tavares e eu, somos automaticamente apelidados de anti-semitas.

Entre a ignorância e a estultícia, soçobram a paz e a verdade.

6 de junho de 2010 às 16:07  
Blogger macy said...

Eu também assino por baixo.

6 de junho de 2010 às 16:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Não sei se se recordam que o Rui Tavares e a Helena Matos tinham uma coluna no 'Público', em dias alternados, em que defendiam posições inconciliáveis.

Neste momento, são ambos "autores convidados" do 'Sorumbático' e, por sinal, ambos escreveram, nos seus blogues, crónicas sobre este tema.
Sucede que são tão diametralmente opostas que basta publicar uma (esta) para se saber qual é o teor da outra!
De qualquer forma, a da Helena pode ser lida [aqui].

6 de junho de 2010 às 18:27  
Blogger De Montesquieu said...

Não poderia estar mais de acordo!

6 de junho de 2010 às 19:58  
Blogger Xico said...

Se houver um crime praticado por um cigano ou um preto, os acusadores são racistas.
Parece que com Israel acontece o mesmo, mas de forma mais abrangente: quem não concorda totalmente com Israel é anti-semita.
Ainda há esperança de seriedade?

6 de junho de 2010 às 21:49  
Blogger Ribas said...

Israel age como os seus amigos americanos. Unilateralmente e com muita violência se necessário for, bastando para tal, alegar o interesse nacional.

7 de junho de 2010 às 12:27  
Blogger GMaciel said...

Ribas, por cá a "guerra" é outra mas também se faz em nome do "interesse nacional". Parece que este pequeno pormenor faz a diferença e ajeita-se a todos os desmandos.

É do tipo ginger ale, vai bem com todas.

7 de junho de 2010 às 17:21  

Enviar um comentário

<< Home