7.6.10

Manuel Alegre responde aos leitores do 'Sorumbático'

MANUEL ALEGRE disponibilizou-se para responder a perguntas que os leitores do Sorumbático lhe queiram colocar - e que podem começar, de imediato, a ser aqui afixadas, em comentário. Para já, pede-se que cada leitor coloque apenas uma questão e seja o mais sucinto possível. Dentro de alguns dias, elas serão enviadas, em conjunto, ao candidato, podendo vir a ser seleccionadas as 5 ou 6 que pareçam suscitar as respostas mais esclarecedoras.
.
Actualização (11 Jun 10): Como se indicou às 11h de hoje, todas as questões colocadas até às 14h já foram enviadas ao candidato, esperando-se agora as respostas, que serão afixadas em post próprio. De qualquer forma, mesmo as que forem colocadas posteriormente ser-lhe-ão reencaminhadas.

25 Comments:

Blogger Catarina said...

Exmo. Sr. Dr. Manuel Alegre, qual é a sua opinião relativamente à nova visão do Parque Escolar, o “learning street”?
Os meus melhores cumprimentos.
Catarina

7 de junho de 2010 às 12:22  
Blogger Mg said...

A questão é sucinta; a resposta poderá não o ser, a bem do cabal esclarecimento dos Portugueses:

Em termos práticos, o que é que Portugal tem a ganhar tendo Manuel Alegre como Presidente da República?

O que é que foi feito, no último mandato, que Alegre não faria, e vice-versa?

O que é que Portugal perdeu nestes últimos (quase) 4 anos e meio?

7 de junho de 2010 às 12:42  
Blogger André Carmo said...

O que significa para si ser socialista?

7 de junho de 2010 às 13:07  
Blogger Florêncio Cardoso said...

A propósito da retroactividade de alguns impostos, o Ministro das Finanças veio dizer que, mesmo que isso seja inconstitucional, o interesse do país deve prevalecer.

Se esse princípio faz escola, fica aberta a porta para que, em qualquer momento, um qualquer governo faça o mesmo a propósito do que entender ser o interesse nacional - mesmo contra "a lei das leis".

A pergunta que coloco é:

Sendo o Presidente da República (tal como o T.C.) um garante da Constituição, como é que Manuel Alegre reagiria a esta situação ou a outras semelhantes?

7 de junho de 2010 às 14:10  
Blogger Unknown said...

Eu gostaria de saber de alguma iniciativa sua de carácter prático que tenha tido resultados durante o seu consulado de 30 anos de deputado, para além daquelas em que apenas tomou posição sobre iniciativas dos outros.
Já agora explique porque não recusou a reforma para a qual nunca descontou (descontaram por si atraves da cobrança da taxa de radiodifusão)?

7 de junho de 2010 às 17:26  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Quando se diz que as questões a colocar serão “seleccionadas”, isso só tem a ver com a eventualidade de surgirem demasiadas perguntas (ou que exijam respostas longas). Mas serão reencaminhadas ao candidato todas as que aqui forem afixadas.

De qualquer forma, como lhe serão enviadas de uma vez só (vindo as respostas, depois, também em conjunto), haverá uma 1ª fase com as perguntas feitas até à próxima sexta-feira e, eventualmente, uma 2ª fase, mais tarde, com as seguintes.

7 de junho de 2010 às 17:53  
Blogger R. da Cunha said...

O PR não governa, e Manuel Alegre já afirmou que não se vai apresentar com um programa de governo. No entanto, o PR não pode "estar a leste" do que se vai passando. A minha pergunta é: se hoje, na situação em que nos encontramos, fosse PR, qual o teor das suas conversas à quinta-feira com o primeiro-ministro? Incentivava o bloco central? E na governação concreta, o que sugeria, de novo ou em alternativa, e o que criticava do vem sendo feito ou se anuncia? Em resumo: que "conselhos" daria ao PM?

7 de junho de 2010 às 18:00  
Blogger Bmonteiro said...

Estou convicto que o sistema semi-presidencial é uma fonte de conflito permanente. Um híbrido, com uma PR dotada de perto meia centena de assessores a duplicar a orgânica governamental.
Admissível nos primeiros mandatos presidenciais, já devia ter sido eliminada para:
a) Um sistema presidencial do tipo francês, ou
b) Um sistema parlamentar do tipo italiano.
Pergunta:"Precisa o regime de um PR vigilante e corrector do Governo?"
Pedro Passos Coelho, levantou a ideia de uma revisão da CRP. Sabemos das reacções negativas que provocou.
Independentemente disso, qual o inconveniente de uma discussão pública e democrática da mesma? Mete medo a quem? Ou é uma vaca sagrada?
P: "Deve a CRP ser revista?"
José B. Monteiro
(Ajudante de campo do PR, 1981/3)
José B. Monteiro

7 de junho de 2010 às 18:49  
Blogger diogo said...

Ao longo dos tempos tenho observado a tendência dos PR's governarem no primeiro mandato para a reeleição e só no segundo mostram a sua verdadeira face . Não seria melhor alterar a duração do mandato para seis anos (único) e governar com convicção , esquecendo a reeleição ?
Obrigado e boa campanha

7 de junho de 2010 às 19:59  
Blogger Bmonteiro said...

Diogo
de memória, tenho presente uma sugestão desse teor, para um mandato de sete (?) anos.
Do general Eanes.
BMonteiro

7 de junho de 2010 às 20:42  
Blogger R. da Cunha said...

Também sou favorável a um único mandato, alargado, de sete anos. Acaba-se com muirta ambiguidade e jogos "partidários".

7 de junho de 2010 às 22:06  
Blogger Ribas said...

Antes de mais gostaria de cumprimentar o Sr. Manuel Alegre e desejar-lhe muitos e bons anos de vida.
Em relação à sua candidatura, gostaria de compreender porque se deixou obcecar pelo projecto presidencial, ao ponto de concorrer uma segunda vez, em circunstâncias completamente diversas, antecipando mesmo a sua candidatura, pressionando assim o apoio do partido do governo, como que receando o lançamento de outro candidato em seu lugar?
As melhores felicidades!
Hélio Ribeiro .´.

7 de junho de 2010 às 22:27  
Blogger José Batista said...

Ex: mo Sr Manuel Alegre:

Sou professor do ensino secundário. No estrito cumprimento da lei obriguei-me a participar no processo de avaliação de professores ocorrido no biénio 2007-2009, que considero uma aberração e que, julgo, seria considerado crime, se o sistema de justiça português funcionasse ou merecesse a confiança de alguém humilde e honesto. Pergunto: pode Vª Excelência, face ao modo como o processo funcionou (se não souber pergunte à Dra Teresa Portugal), propor que os seus efeitos passem a ser nulos, e que se implemente um sistema de avaliação simples e eficaz, diferente do que os incompetentes socialistas arranjaram?

7 de junho de 2010 às 23:40  
Blogger José Costa-Deitado said...

Manuel Alegre foi reformado, pela Caixa Geral de Aposentações, com 3219,95 euros mensais por ter desempenhado, funções de “coordenador de programas de texto” da RDP, garantiu ao “Correio da Manhã” que sempre descontou por esse cargo.
É sabido que os descontos para os Sistemas de Segurança Social (incluindo a actual CGA) correspondem á soma das contribuições do trabalhador e do empregador.
Pergunto:
Admitindo, mas estranhando, que Manuel Alegre sempre efectuou os seus descontos, que razão terá levado a RDP a efectuar sempre descontos por um trabalhador que lá já exercia actividade?

7 de junho de 2010 às 23:58  
Blogger  said...

Qual a sua opinião sobre o mandato,recentemente terminado,do Dr. Vítor Constâncio á frente do Banco de Portugal?
Concorda com as medidas constantemente propostas por ele para combater a crise e reduzir o défice.

8 de junho de 2010 às 00:30  
Blogger Unknown said...

Na última entrevista televisiva referiu-se em tom crítico à "velha" intenção de assegurar uma maioria e um Presidente. No caso de ser eleito e de o actual governo se manter em funçõe, teríamos como PM e PR dois militantes socialistas. A sua apreciação também é negativa relativamente a esse cenário.

8 de junho de 2010 às 12:03  
Blogger Catarina said...

Carlos, aqui está outra pergunta que poderá substituir a primeira que formulei, se algumas das minhas for seleccionada.

Exmo. Sr. Dr. Manuel Alegre
A falta de visão e de perspectiva futura do governo é muito preocupante.
Que poderá fazer Manuel Alegre, como Presidente da República, de forma a que todos tragam o que de melhor têm para ajudar o país a crescer?

8 de junho de 2010 às 17:57  
Blogger Unknown said...

Dr. Manuel Alegre,

Um Presidente tem de tomar decisões de várias naturezas - umas terão a ver com a sua Cultura, Valores, visão do mundo, etc; outras são "meramente" políticas, de conjuntura.
Quem vota num Presidente, também o faz por estas últimas (aliás, diria mesmo que, principalmente).
Ora bem, vendo o PS de um lado do seu ombro, e o partido que recentemente o tentou demitir do outro, o que deve o pobre votante pensar relativamente às suas ideias políticas? Ao seu futuro comportamento de "conjuntura"?


Se tivesse o apoio de um Partido de extrema-direita aceitava e agradecia?
Claro que não! Porquê? Porque não se identifica com as suas ideias para o país. Como tal, podemos concluir que se identifica com as do PS e do Bloco - não será uma salada demasiado russa?

Ou serão os apoios meros exercícios de contabilidade?

Cumprimentos

Pedro C.P.

9 de junho de 2010 às 11:32  
Blogger GMaciel said...

Os leitores mais assíduos saberão que não vou votar Manuel Alegre, pelo que não é por outra razão que não esta que não aproveito esta iniciativa – muito louvável, adianto – para colocar qualquer pergunta ao candidato.

Pela mesma razão e por uma questão de honestidade, não comentarei as eventuais respostas.

10 de junho de 2010 às 00:24  
Blogger comandante guélas said...

Dr. Manuel Alegre

Se vencer a eleição será o Comandante Supremo de umas Forças Armadas de que o senhor um dia desertou em plena guerra, indo refugiar-se do lado do inimigo. Está de consciência tranquila?

10 de junho de 2010 às 16:45  
Blogger Jack said...

Dr. Manuel Alegre:

Ilustre Candidato ao mais elevado cargo que qualquer cidadão, mesmo não sendo socialista, pode aspirar.

Em tempos que já lá vão, li no seu blogue que intentaria uma acção em tribunal contra todos aqueles que duvidassem do seu patriotismo e afirmassem que V. Exa. não tinha sido um nobre, valente e leal combatente ao serviço das forças armadas portuguesas, na chamada guerra colonial (cito de cabeça a prosa, como facilmente se depreende não está “ipsis verbis”, fui ao site da candidatura e já não se encontra lá a sua missiva).

As minhas questões, se me permite, sim que o senhor já demonstrou que não e de brincadeiras, são as seguintes:

a) Se eventualmente o Dr. Manuel Alegre ganhar as eleições, passaremos a ter novamente os chamados tribunais plenários (Alegre vs. Povo), sempre que alguém falar, escrever ou servir como veio de transmissão de assuntos que não são do agrado do novo Presidente?

b) Já sabemos, por experiência própria e a acreditar no que vem nos jornais, que o seu camarada de partido, e que ocupa o cargo de primeiro-ministro, tentou silenciar por diversas vezes as chamadas vozes críticas dentro e fora do partido. O Dr. Manuel Alegre, ao que tudo indica, está a ir pelo mesmo caminho. Será que, no apoio explícito do José ao Manuel Alegre, não há nenhuma cláusula de cooperação estratégica, de forma a que o Governo, tal com fez com a ASAE, possa criar uma nova polícia de segurança do regime com a muleta do novo Presidente?

c) Sem me querer pronunciar sobre a sua actividade ao serviço da Rádio Argel, e à tão falada deserção, não vá do diabo tecê-las, gostaria que nos esclarecesse sobre uma passagem do curriculum militar por si apresentado. Porque razão não foi desmobilizado no Continente, tal como era feito à época aos restantes militares?


d) É comummente sabido que desde sempre, a maior parte das empresas estratégicas eram controladas por pessoas afectas ao PS, hoje em dia este partido, não há dúvidas sobre isso, controla todos os cargos de chefia de norte a sul, de este a oeste, deste nosso Portugal. O Dr. Manuel Alegre se for eleito vai tentar inverter esta situação ou vai sugerir ao Eng. José Sócrates de que para os lugares de chefia não basta serem pessoas afectas ao PS mas terão que estar também filiadas no partido?


Respeitosos cumprimentos,

(como dizia o outro, desculpe qualquer coisinha)

11 de junho de 2010 às 17:14  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caríssimos,

Como se indicou em post próprio (às 11h de hoje), as questões colocadas até às 14h já foram enviadas ao candidato, esperando-se agora as respostas que ele entenda dar.

De início, foi-me dito que ele iria responder apenas a 5 ou 6, mas deixei ao critério dele.

De qualquer forma, as que forem colocadas posteriormente (como estas de RM e outras que possam vir a surgir) ser-lhe-ão enviadas.

11 de junho de 2010 às 17:42  
Blogger Catarina said...

Continuo à espera de uma resposta à minha segunda pergunta por parte do dr. Manuel Alegre. Surpreende-me a demora embora suspeite que o senhor esteja bastante ocupado... mas já passaram umas boas semanas...
Carlos, posso fazer uma pergunta? Estou curiosa. Aqui vai: Foi o dr. Manuel Alegre que se propôs responder a quaisquer perguntas no Sorumbático? Estou decepcionada. Bastante decepcionada.

15 de agosto de 2010 às 00:28  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Catarina,

Em tempos, quando Helena Roseta se candidatou à CML, propusemos-lhe o mesmo. O contacto foi feito directamente, ela aceitou, e correu bem.

O convite a Manuel Alegre já não foi assim, mas decorreu por intermédio de H. Roseta, que está ligada à candidatura (é "mandatária", ou algo semelhante).

Aceitou tratar disso, avisando-me, no entanto, que o tempo dele era escasso e que só responderia a umas 5 ou 6 questões.
Aceitei, e também aguardo, com algum desencanto. Mas não quero insistir ainda, até porque "só" passaram 2 meses o que, para os políticos, é pouco...

Fá-lo-ei daqui a algum tempo, quando começar a campanha eleitoral.

15 de agosto de 2010 às 09:05  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Acabaram de chegar as respostas a 6 das perguntas colocadas.

Ver em:


http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2010/08/respostas-de-manuel-alegre-questionario.html

18 de agosto de 2010 às 19:53  

Enviar um comentário

<< Home