18.8.10

Pontal: metáfora menor

Por Baptista-Bastos

O PONTAL é um equívoco. Começou por ser um sítio, onde se reuniam desagrados e desagravos e passou a símbolo melancólico e errante, porque de sítio e de expressão foi mudando. Ali, Sá Carneiro, inquieto, exuberante e exaltado, desancou alguns daqueles que lhe não compraziam, por este ou aquele motivo. Não nos esqueçamos de que ele possuía um temperamento autoritário e imponderável. Porém, o Pontal não configura uma doutrina, uma estratégia, um repto. É, apenas, uma metáfora menor, que perdeu o viço e o significado. O PSD promove, a espaços, sob aquele nome, uma reunião festiva. Aproveita a circunstância de os seus baronetes estarem de vilegiatura algarvia e lá vai conseguindo agrupar uns senhores e umas senhoras cansados pela idade e tostados pelo sol. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Passos Coelho foi ao "Pontal" para ouvir Mendes Bota dizer coisas bonitas e enternecedoras, como seria de esperar de um poeta popular (ainda que a léguas do A. Aleixo) e cantor de arraiais pimba. Fiquei emocionado com a dissertação do cantor-poeta-organizador-de-eventos-populares.

18 de agosto de 2010 às 22:15  
Blogger 500 said...

É isso. O Mendes Bota veio colocar Passos Coleho no seu lugar social e cívico: vive num T3 na Amadora ou coisa parecida e é oriundo do "povo". E eu que julgava que PC era aristocrata de sete costados... E, mais, frequenta uma praia comum, onde se pode comprar e comer uma bola de berlim (desde que a ASAE não esteja por perto, bem entendido). E, se calhar, até toma banho ao lado de outros populares, vejam lá! Se ele for a votos, já tenho candidato. Sócrates, nunca mais, até porque só frequenta o Quénia e resorts (coisa onde nunca estive).

18 de agosto de 2010 às 23:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro '500',

Não sei se reparou no resultado do passatempo anterior.

Como não reclamou o livro, ele vai ser atribuído hoje, às 15h.

19 de agosto de 2010 às 09:10  
Blogger 500 said...

Sou um pouco errático e o tempo não ajuda. Perdi o prémio, paciência. Fica para a próxima.

19 de agosto de 2010 às 18:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Por mim, não tem problema nenhum, pois os livros não reclamados revertem para os passatempos seguintes.

19 de agosto de 2010 às 18:54  

Enviar um comentário

<< Home