Passatempo de 28 Mar 11
CHAMADO para ir à sua velha casa de Torges, Jacinto teve de se ausentar da outra onde vivia habitualmente - rodeado de todos os luxos que a Civilização lhe podia dar. Sabendo o que o esperava, pretendeu amenizar a falta de conforto que antevia enviando para a aldeia, por comboio, tudo quanto pôde. No entanto, os caixotes da bagagem extraviaram-se, e ele teve de se resignar a uma vida espartana - de que, afinal, veio a gostar.
Actualização (14h23m): o passatempo terminou - ver 3.º comentário.
.
É, ENTÃO, altura de anunciar o que já se percebeu: o livro cuja capa aqui se afixa será enviado ao primeiro leitor que indicar o título da obra de Eça de Queiroz (romance, novela, conto, poema...) onde a história é contada. Ah!, dado que a questão é fácil, cada leitor só poderá dar uma resposta - a menos que seja necessário fornecer dicas. Mas será?!Actualização (14h23m): o passatempo terminou - ver 3.º comentário.
4 Comments:
Se não me engano, trata-se do conto intitulado "Civilização".
Bolas! Fui tarde demais!
Sim! É Civilização... onde se fala do solário de Torges! :D
Sim, o conto «Civilização», publicado na «Gazeta de Notícias» de 16-23 Out 1892, acabou por ser ampliado, dando origem ao romance «A Cidade e as Serras», tendo 'Torges' passado a 'Tormes'.
Tirando isso, tudo o que escrevi é válido para ambos os textos.
Curiosamente, essa casa existiu mesmo (em Santa Cruz do Douro), como se pode ver [AQUI].
Resumindo e concluindo:
Catarina tem 24h para escrever para medina.ribeiro@gmail.com indicando morada para envio do livro.
O Comendador Rui Nabeiro foi homenageado em Elvas, como descrevo no meu blogue ELVAS CIDADE VIVA. Parabéns!
Enviar um comentário
<< Home