6.3.11

Segredo americano: Alegre caça!

Por Ferreira Fernandes

A WIKILEAKS vende-nos mistérios, certo? Como ontem no Expresso com direito a capa e a este isco: "O que os EUA dizem em segredo sobre os nossos políticos." Vai-se a ver e é isto: "Sobre Manuel Alegre: gosta de ir à caça"; "sobre Manuel Pinho: comete gaffes".
O único mistério que a WikiLeaks desfaz é o da decadência americana. Pudera, quando os seus embaixadores passam o tempo a enviar telegramas com segredos que até as leitoras da revista Maria já conhecem... E não é que nos calhem os embaixadores americanos mais previsíveis e fúteis. O de Tripoli (aos telegramas deste e às fugas da WikiLeaks cheguei pelo jornal El País) entreteve-se a explicar a Washington, em 2009, como uma tenda não montada decidiu o herdeiro de Muammar Kadhafi. Este hesitava entre os seus filhos Mutassi e Saif al-Islam. Aquele era da polícia secreta, este era mais político. O segredo do embaixador é que numa ida de Kadhafi a Nova Iorque não se conseguiu montar, no Central Park, a tenda onde o guia do povo gosta de dormir. Como Mutassi organizou a viagem, o pai castigou-o, preferindo Saif. Note-se que ao embaixador escapou que Saif, por aquela altura, fez um doutoramento aldrabado na London School of Economics, de Londres.
Fico à espera da colheita 2010 da WikiLeaks, sobre os embaixadores americanos em Tunes, Cairo e Tripoli. Aposto que eles estavam como o horóscopo da revista Maria: nem suspeitavam do que aí vinha.
«DN» de 6 Mar 11

Etiquetas: ,