8.6.11

Ela tem um vício desviante: fala

Por Ferreira Fernandes

ANA GOMES atirou-se a Portas e aos submarinos. Fosse eu enviesado, aplaudia-a pela retaliação à jornalista que, no domingo, foi rasteira sobre processos a Sócrates. Fosse eu vesgo do outro lado, atacava Ana Gomes por não ter sido ela a falar de processos a Sócrates. Mas não sou desse pingue-pongue. Sou dos que sabem que o inglês técnico de José Sócrates e de Passos Coelho estão um para o outro. Isto é, do que gostava mesmo era que ambos falassem, em português, com o estilo de Obama.
Por outro lado, quero deter-me nas palavras de Ana Gomes a comparar Portas a Strauss-Kahn e aos "comportamentos desviantes" deste. Ela acha que Portas não pode ir para ministro dos Negócios Estrangeiros porque esta pasta é "vulnerável à actuação de serviços secretos estrangeiros e de governos estrangeiros, com chantagens de todo o tipo".
Detenhamo-nos, pois, nos comportamentos pessoais de Portas sujeitos a chantagem.
Portas é bêbado? O inglês MI-6 não saberia por que chantagear, Churchill foi grande e aviava uma garrafa de uísque por dia.
É gay? Vejo mal uma embaixada, qualquer embaixada, criticar essa tendência.
Portas diz palavrões em privado? O BND alemão está habituado a ver os seus líderes insultarem os aliados em público.
É mulherengo? A CIA não ligaria: Kennedy, Clinton...
Enfim, os hipotéticos comportamentos pessoais de Portas que lhe façam bom proveito. Já este comportamento público de Ana Gomes incomoda-me muito.

«DN» de 8 Jun 11

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger GMaciel said...

Ainda estou a rir-me com este texto. De facto, é caso para dizer a Ana Gomes: "Ó mulher, cala-te"!

9 de junho de 2011 às 11:14  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Eu tive a infelicidade de, nos tempos do PREC, ter sido obrigado (por motivos profissionais) a conviver de perto com inúmeros MRPPs.

Muitos, ao longo dos anos, modificaram-se (o caso mais cohecido é o de Saldanha Sanches).
Mas Ana Gomes, que pertenceu a essa confraria, mantém os tiques respectivos: continua uma autêntica 'picareta falante', e é particularmente irritante na forma de se exprimir, tipo "dona da verdade". E parece fazer gala de uma certa dose de grosseria.
Acho que faz mal, mas cada um lá sabe de si.

9 de junho de 2011 às 12:41  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A resposta da Ana Gomes a este txto de FF pode ser lida em:

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1874943&seccao=Convidados&page=-1

11 de junho de 2011 às 13:43  

Enviar um comentário

<< Home