30.9.11

Memórias Fardadas

Por A. M. Galopim de Carvalho

NEM SEMPRE gostei de matemática. Aprendi a tabuada com a minha mãe que, enquanto costurava, me mandava recitá-la desde o dois vezes dois, quatro ao nove vezes nove, oitenta e um, numa cantilena de que a minha geração se lembra com saudade. Na escola primária, vá que não vá. A aritmética e a geometria prenderam a minha atenção e até gostei de fazer aqueles problemas complicados, na 4ª classe (4.º ano), de um tanque com 6,50 m de comprimento por 3, 20 m de largura e 1,75 m de fundo, recebe água de uma torneira, à razão de 7,5 litros por minuto. Quanto tempo demora este tanque a encher, até transbordar? (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

O problema do tanque era, se bem me lembro, um pouco mais complicado, já que o mesmo não estava tapado e perdia água a x litros por minuto.

30 de setembro de 2011 às 18:20  
Blogger R. da Cunha said...

Verifico que o comentário que fiz desapareceu. Vou tentar repeti-lo.
O problema do tanque era um pouco mais complicado, pois previa que o mesmo estava aberto e perdia x litros por minuto.

30 de setembro de 2011 às 22:12  
Blogger 500 said...

3.ª tentativa de comentário, agora por outra "via":
O problema do tanque era mais complicado, já que previa que o mesmo perdesse água a x litros por minuto.

30 de setembro de 2011 às 23:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

(teste)

1 de outubro de 2011 às 10:03  
Blogger R. da Cunha said...

O problema era um pouco mais difícil, já que o tanque perdia água a x litros por minuto.

1 de outubro de 2011 às 11:09  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O comentário seguinte, da autoria de R. da Cunha, não está a aparecer (não sei porquê).
Mas aqui fica:


«O problema do tanque era, se bem me lembro, um pouco mais complicado, já que o mesmo não estava tapado e perdia água a x litros por minuto».

1 de outubro de 2011 às 13:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Resposta enviada pelo autor:


«Tem toda a razão. Esqueci-me desse importante pormenor.

Obrigado»

1 de outubro de 2011 às 15:18  

Enviar um comentário

<< Home