19.3.12

Destas normas Bruxelas não manda

Por Ferreira Fernandes

ESTE fim de semana privei com vários funcionários europeus em Bruxelas. Quis saber sobre o que é frequentar os lobbyistas das farmácias, os legisladores do plantio da oliveira, os distribuidores das quotas do atum. De todos tentei adivinhar se a Europa já era o terreno da sua ambição ou mero trampolim para subirem na pátria. Enfim, estando na capital do império quis beber ensinamentos para a periferia onde vivo. Segue-se o mais notável que me contaram...
Numa destas manhãs, uma portuguesa com de 20 anos de Bruxelas, vivendo num bairro no meio da cidade, acordou com a campainha pressionada por dedo fixo, intermitente. Sobre o som estridente ela ouviu um altifalante que gritava um nome: "Carlos Silva! Carlos Silva!". Era o nome (que eu mudei) do filho. Ela espreitou pela janela e viu dois polícias, correu ao quarto e viu o filho a dormir, foi à porta e disse: "O meu filho está a dormir". O polícia, falando para o altifalante: "Acorde-o! Carlos Silva! Carlos Silva!" O rapaz já acorria, assustado. E ele ouviu, sempre do altifalante: "Tens o carro mal estacionado na praça do mercado!" O rapaz foi buscar a chave e correu com o altifalante perseguindo-o: "'Vite'! Depressa!" Mudou o lugar do carro, pagou 25 euros de multa.
Os pais adoraram a lição ao filho (até porque, se o carro tivesse sido rebocado, pagariam muito mais). E eu, nesta Bruxelas que tanta norma me impõe, sem perceber porque não me exportaram esta civilização.
«DN» de 19 Mar 12

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger brites said...

BATERAM À PORTA DE GENTE CONHECIDA E BEM COLOCADA,GENTE FIXE!

COMO PROCEDERIAM COM COM TROLHA,OU O CARPINTEIRO?

perdoar seria muito mais grave, mas eu persigo a utopia!

20 de março de 2012 às 09:47  
Blogger SLGS said...

Para mim, o que me "traumatiza"são os 25 Euros. Cá, no mínimo e pondo de parte o reboque, seriam 60 Euros. Deve ser porque ganhamos mais...está-se a ver.

20 de março de 2012 às 16:41  
Blogger brites said...

Há gentinha que se preocupa sobretudo com os montantes...

Os mesmos do costume...não têm elixir de mudança.Não contam!

21 de março de 2012 às 09:23  

Enviar um comentário

<< Home