18.3.12

Duelo: caçar nazis e caçar comunistas

Por Ferreira Fernandes

A FRANÇA já ao rubro com as presidenciais que só acabam em maio, e da Alemanha até ignoramos que hoje há presidenciais. As Constituições o quiseram: numa, o Presidente é o patrão do Governo; na outra, uma jarra para ornamentar o Bundestag.
E, no entanto, estas presidenciais alemãs mereciam atenção dos jornais, que mais não fosse nas páginas de curiosidades. Defrontam-se dois símbolos que combateram os pesadelos alemães. Joachim Gauck (apoiado pelos grandes partidos, da direita à esquerda) é um pastor luterano que foi ativista contra os comunistas da RDA. Depois da reunificação da Alemanha, Glauck foi nomeado comissário dos arquivos da Stasi e ficou conhecido como caçador de criminosos daquela polícia política.
A outra candidata à presidência alemã é também perseguidora de criminosos políticos: Beate Klarsfeld. Ela e o marido, o judeu francês Serge Klarsfeld, tornaram-se famosos como caçadores de nazis - em 1986, a vida deles deu um filme, com a célebre atriz Farrah Fawcett fazendo de Beate. Bem antes, em 1968, já a jovem Beate Klaresfeld tinha atingido o estrelato mundial com uma bofetada pública: a cara atingida foi a do chanceler alemão Kurt Georg Kiesinger, que tinha sido nazi.
Mais curiosidades? Condecoradíssima por Israel, Beate é apoiada na eleição de hoje pelo partido de extrema-esquerda Die Linke, que defende a Palestina. Já em França, os Klarsfeld são conhecidos apoiantes de Nicolas Sarkozy.
«DN» de 18 Mar 12

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Táxi Pluvioso said...

Enfim, defronta-se velhada jarreta, nada de novo no continente antes conhecido por Europa. boa semana

19 de março de 2012 às 03:38  
Blogger brites said...

o mundo pula e avança ,como dizia o poeta, e o HOMEM continua igualzinho...besta disfarçada de animal com superioridade MORAL(racional,inteligente,humano)...

19 de março de 2012 às 09:24  

Enviar um comentário

<< Home