5.5.12

Taco a taco e tacões altos

Por Ferreira Fernandes
DEPOIS do debate Sarkozy-Hollande, os observadores da política francesa - conhecedores da truculência argumentativa do Presidente e da falta de rasgo do socialista - admitiram um inesperado empate. A acrescentar a isso, as sondagens que tinham sido sempre favoráveis a Hollande aproximaram as curvas dos dois candidatos.
Ontem, chegou-se ao ponto mais tangencial, 52-48, e esse resultado não deve ler-se como quatro pontos de diferença, mas margem ainda mais apertada: um está a 2 por cento (e migalhas) de perder e o outro está a 2 por cento (e migalhas) de ganhar. Um renhido duelo, pois, dizem analistas e sondagens. E o mesmo foi sugerido pela frase mais citada do tal frente a frente: "Vous êtes un petit calomniateur (você é um pequeno caluniador)", lançada por Sarkozy a Hollande. Toda a gente ficou ofuscada com o insulto: caluniador. Mas não era essa a palavra-chave da frase. Na V República francesa, a alternância foi sempre feita de forma radical (de muitos centímetros, ora para cima ora para baixo): de De Gaulle (1,93 m) desceu-se a Pompidou (1,82), subiu-se a Giscard (1,89), desceu-se a Mitterrand (1,72), subiu-se a Chirac (1,90), desceu-se a Sarkozy (1,68)... Medindo Hollande mais ou menos o mesmo, o "petit" lançado por Sarkozy dizia que a alternância desta vez não é indicador seguro. 
Admito que este método seja estranho mas tem o mérito de sublinhar o essencial para amanhã: que ninguém se apresse a abrir champagne. 
«DN» de 5 Mai 12

Etiquetas: ,