8.10.12

Se a crise é o que dizem ser...

Por Ferreira Fernandes
ESTAMOS mesmo à beira do desastre? Sei que muitos consideram o ponto de interrogação supérfluo. Mas eu vejo nos líderes um tal deixa andar que o desastre iminente só pode ser tremendismo a mais. 
Se a crise fosse o que dizem que ela é, os responsáveis políticos já teriam reagido como se impunha. Porque o problema de Portugal é, antes do mais, um problema da direção de Portugal. 
De todos os países críticos semelhantes ao nosso, a Itália é o que se tem comportado melhor: soube arranjar um líder. Tinha um com um problema reconhecido: era desrespeitado. Trocou-o pelo oposto, por um Mario Monti credível. 
Se a crise fosse o que dizem que ela é, faríamos o mesmo. Há certamente legítimos e legais mecanismos extraordinários para a mudança. Se a crise fosse o que dizem que ela é, nos mudados haveria o patriotismo da renúncia - e eles saíam pelo seu pé. Umas eleições presidenciais ad hoc devolviam-nos um Chefe do Estado respeitado, e o candidato natural seria Ramalho Eanes. A liderança do PSD passaria de um impreparado para alguém competente. Seguindo igual método (detetar o defeito maior e substituí-lo pelo oposto), no PS um fraco daria lugar a um forte. No CDS não se mexia, para as suas funções está bem entregue. 
Com uma liderança assim tínhamos a nação convencida de que estávamos no mesmo barco, meio caminho andado para aplicar um programa, com prazo, só virado para a crise. Isso, claro, se a crise fosse o que dizem que ela é. 
«DN» de 8 Out 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger JARRA said...

Com a ironia e a leveza imbatíveis de Ferreira Fernandes desenvolve-se uma ideia que também já sugeri em http://jarrapensativa.blogspot.pt/2012/09/que-fazer.html .
A ideia começa a parecer gerar consenso. A saída de Cavaco só por golpe de Estado. O homem já morreu e portanto, por ele, não se mexe...

8 de outubro de 2012 às 15:46  

Enviar um comentário

<< Home