19.11.12

«Dito & Feito»

Por José António Lima
A CONVENÇÃO do Bloco de Esquerda do passado fim de semana assemelhou-se a um insólito exercício de surrealismo político. Um partido que conta com 5,2% dos votos e o mais pequeno grupo parlamentar da AR ocupou grande parte dos seus trabalhos a discutir se o PS terá ou não lugar num Governo do Bloco e da Esquerda...
Eis o mundo e a política de pernas para o ar. Depois, a Convenção decorreu sob o lema ‘Vencer a troika’ sem que numa só intervenção se tenha percebido que generosos e simpáticos credores propõe o Bloco em alternativa à troika ou a que filão desconhecido pensa ir buscar os milhares de milhões de euros de que o falido Estado português necessita, até pelo menos 2014, para pagar salários, pensões e outras despesas básicas do tão incensado Estado social. Finalmente, o Bloco aprovou um inusitado modelo de liderança dupla, que já nos proporcionou algumas atrapalhadas e atropeladas entrevistas a meias dos novos líderes.
João Semedo, um dos líderes do dueto, fez voz grossa ao PS: «Enquanto António José Seguro tiver um pé no memorando e outro na Oposição, é impossível a convergência para um Governo de esquerda». O minoritário Daniel Oliveira contrapôs, com um mínimo de bom senso e noção das realidades: «Não haverá Governo de esquerda que exclua o PS». Mas logo surgiu o ortodoxo Fernando Rosas a admoestar: «Haverá um Governo de esquerda, queira ou não queira o PS». Tudo isto – para além do ridículo da desproporção entre os dois partidos, BE e PS – faz lembrar a cantilena da ‘maioria de esquerda’ com que Álvaro Cunhal e o PCP pensavam, há já 30 anos, converter o PS às suas teses e interesses. Até hoje, o PS não se comoveu com esses cantos de sereia. E já formou vários Governos.
Quanto ao lema ‘Vencer a troika’, ele implica renunciar ao memorando que Portugal assinou. Isso significa, por muito que o BE doure a pílula, renunciar à moeda única e sair do euro. E a saída do euro equivaleria a uma drástica desvalorização e marginalização da nossa economia, a um brutal e repentino empobrecimento de todos os portugueses. Eis o caminho que o BE nos propõe.
«SOL» de 16 Nov 12

Etiquetas: ,