11.12.12

Nobel para os últimos moicanos

Por Ferreira Fernandes
MUITOS índios (de vários nações), alguns chefes (três, engalanados com penas vistosas: Barroso, Van Rompuy e Schultz) e uma feiticeira (a manda-chuva Merkel), todos na cerimónia do Grande Manitou Nobel, na entrega do cachimbo da paz à Europa. 
Tanto pele-vermelha junto demonstrava que estávamos perante uma civilização em extinção. Eram sioux e apaches, comanches e navajos, mas a Nação Índia é uma tanga, cada tribo puxa para seu lado. E, notoriamente, umas tribos são mais tribos que outras. Sintomaticamente, o encontro era na tenda dos vikings, povo que não quis pertencer aos índios europeus: "Nós esperto no cabeça, ter grandes poços de ouro negro e não precisar união, ugh!", como diz um velho ditado dos canyons nórdicos. 
Apesar das danças de todos e dos já citados festivos penachos dos presidentes da Comissão, do Conselho e do Parlamento europeus, a pow-wow ou cerimónia índia aconteceu quando a pradaria ardia e havia manadas de bisontes em disparada por todo o continente. À saída da cerimónia, Petit Biscuit Hollande, índio huron, do Quebeque, guerreiro geralmente avisado e calmo, disse: "A crise do euro está atrás de nós." 
Podia ser tranquilizadora a novidade, não fosse sabermos como são as danças índias, aos círculos e com meias voltas sucessivas. O que está atrás de nós logo volta a ficar de frente. A desculpa para Petit Biscuit é que durante a pow-wow deve ter sido servida demasiada água de fogo.
«DN» de 11 Dez 12

Etiquetas: ,