23.4.18

UMA REFLEXÃO SOBRE O MODERNISMO NA PINTURA, AO ALCANCE DE TODOS

Por A. M. Galopim de Carvalho
O Modernismo foi um  importante movimento cultural e artístico surgido no 3º quartel do século XIX e bem afirmado na primeira metade do século  XX, com conhecidas expressões na literatura, pintura, esculturaarquitecturateatro, dança e música.  Grandemente influenciado ou apoiado nas ideias filosóficas a circularem na Europa (Auguste ComteJohn Stuart Mill, Friedrich Nietzsche e outros), nos múltiplos e admiráveis progressos científicos  (lembremos as contribuições de William Kelvin, Alfred Nobel,  Niels Bohr, Pierre e Marie Curie, Henri Becquerel, Rutherford Hays, Max Planck, Albert Einstein e muitos outros)  e tecnológicos de então, o Modernismo ou Movimento Modernista surgiu como uma atitude intelectual de rompimento com a tradição e, ao mesmo tempo, de abertura a  uma nova  relação do homem com o mundo. Dito de outra maneira, o Modernismo, não só recusa os padrões antigos, como busca ideias na Revolução Industrial e da Fábrica,  como nos notáveis avanços da ciência e da tecnologia, nomeadamente, a máquina a  vapor, o comboio, o automóvel, o avião, a fotografia e o cinema.   
No que se refere à pintura, os artistas acompanharam esta revolução na sociedade, criando  novas respostas plásticas definindo  movimentos mais restritos,  geralmente referidos por estilos ou escolas. De entre eles, os historiadores e críticos de Arte, falam de Realismo, Impressionismo, Fauvismo, Futurismo, Cubismo, Neoplasticismo, Simbolismo, Expressionismo, Suprematismo, Dadaísmo, Surrealismo, Raionismo, Construtivismo. Nomes que os historiadores, críticos de Arte  e outros eruditos “tratam por tu”, que “assustam” os muitos que nada sabem deste domínio da criatividade humana (e a Escola nada nos ensinou nestas matérias), mas que podem ser perfeitamente explicados por palavras que todos entendem.
Não é raro encontrar aspectos comuns entre alguns destes estilos ou escolas, havendo, porém, diferenças que os caracterizam e, até mesmo, os mostram como antagónicos..
O movimento modernista assentou na afirmação de que as formas tradicionais de vida do dia-a-dia das gentes estavam ultrapassadas e que, assim,  havia que abandoná-las e substitui-las por outras entendidas como novas. Os modernistas propunham uma nova cultura, reexaminando  todas as vertentes da vida em sociedade, do comércio à filosofia e à política, no caminho do progresso, numa convicção de o que era novo era, também, bom e belo, duas apreciações subjectivas, propícias à sempre salutar discussão. O Modernismo foi uma luta contra o passadismo, apontado como sério  obstáculo à livre criação dos artistas, dirigida contra os padrões académicos das escolas de então e em luta pela abertura de novos horizontes. 
A recusa à tradição  que transparece no Impressionismo (o  termo radica no nome do quadro a óleo   Impression, soleil levant, de Claude Monet, Paris,1872), faz deste estilo de pintura um dos primeiros movimentos ou escolas a incluir no âmbito do Modernismo. De início mais interessados no trabalho feito ao ar livre, do que no realizado nos “ateliers”, os impressionistas pioneiros defendiam que o que era dominante na nossa percepção dos objectos era a luz que reflectiam.
Impressionistas, com destaque para Pierre-August Renoir, Paul Cézanne, Edgar Degas, Paul Gauguin, Vincent Van Gogh desinteressados das temáticas nobres ou o retrato fiel da realidade, afastaram-se do Realismo e do  Academismo, pondo nas suas pinturas a obra em si mesma. Executavam-nas de preferência ao ar livre, procurando transportar para a tela as variações de cores que observavam na natureza.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Carlos Esperança said...

Caro Professor e Amigo:

É ingrato elogiar um colaborador do mesmo espaço que partilho, mas seria injusto não lhe deixar aqui o testemunho do meu apreço pela sua imensa cultura, espírito pedagógico e postura cívica, que me servem de referência.

Obrigado.

27 de abril de 2018 às 00:02  

Enviar um comentário

<< Home