26.7.05

«Informática na Justiça?! É já a seguir!»

LÊ-SE hoje, na imprensa:

«O Ministério da Justiça (MJ) vai investir mais de 13 milhões de euros para acabar com a imagem sempre impressionante dos grossos volumes de papel cosido que ilustram a morosidade nos tribunais e dos demais serviços judiciários. Trata-se de um projecto ontem anunciado pelo ministro Alberto Costa, que visa não só desmaterializar os processos judiciais que tramitam entre tribunais como também eliminar e simplificar actos e procedimentos nos serviços de registo e notariado, facilitando a vida às empresas e aos cidadãos e poupando uma quantidade ainda incalculável de tempo e de dinheiro. Nesta total informatização da Justiça vai ser dada prioridade à digitalização dos recursos recebidos nos tribunais superiores».

A propósito de tão santas intenções (que aprovo entusiasticamente!), aqui ficam apenas duas curiosidades, para o Sr. Ministro matutar:

1 - Recentemente José Miguel Júdice arranjou um GRANDECÍSSIMO SARILHO, pois deixou para a última hora o envio de um documento importantíssimo em que estavam em causa largos milhões!
Começou a tentar enviá-lo por fax às 23h 40m da data-limite mas, como teve problemas de transmissão, às 24h só tinha conseguido enviar 3 páginas, de um total de mais de 100...

2 - Mas não é só ele que desconhece (ou despreza) o e-mail, pois a inforfobia é extremamente frequente entre os advogados:

Um, que eu conheço, informou-me há pouco tempo que não tinha - nem queria ter! - Internet. E mesmo o telefax não era lá muito ao seu gosto:

- Nestas coisas, não há nada como uma carta dactilografada - dizia-me ele, falando a sério.
- E quando é urgente, doutor? - argumentei eu, perplexo.
- Segue por correio azul, ora essa!