A Ota, a bOta e a perdigOta (*)
CAMPOS e Cunha acabou por sair poucos dias depois de ter dito, por boca e por escrito (no Governo, no Parlamento e no «Público»), que não se considerava esclarecido acerca das justificações económicas da Ota e do TGV - indo contra as decisões voluntaristas de Sócrates (antes) e de Mário Lino (depois), que foram do género «Avance-se porque sim, e até já se estudou demais!».
Curiosamente, hoje mesmo (numa longa entrevista ao «DN»), Fernando Pinto (o big-boss da TAP, que é suposto estar bem informado sobre aviões e aeroportos), diz qualquer coisa como:
«Pode até estar tudo muito bem, mas o certo é que, até hoje, ainda não vi um único estudo a justificar a Ota»
E há menos de duas horas, na RTP1, António Vitorino disse exactamente o mesmo que Campos e Cunha - com a única diferença que o fez com aquele sorriso de pessoa satisfeita-consigo-mesma que tão bem lhe fica.
-
(*) N"Ota": Tendo em conta um pertinentíssimo comentário que aqui foi feito, corrigi, neste texto, "OTA" por "Ota"
Curiosamente, hoje mesmo (numa longa entrevista ao «DN»), Fernando Pinto (o big-boss da TAP, que é suposto estar bem informado sobre aviões e aeroportos), diz qualquer coisa como:
«Pode até estar tudo muito bem, mas o certo é que, até hoje, ainda não vi um único estudo a justificar a Ota»
E há menos de duas horas, na RTP1, António Vitorino disse exactamente o mesmo que Campos e Cunha - com a única diferença que o fez com aquele sorriso de pessoa satisfeita-consigo-mesma que tão bem lhe fica.
-
(*) N"Ota": Tendo em conta um pertinentíssimo comentário que aqui foi feito, corrigi, neste texto, "OTA" por "Ota"
13 Comments:
Confuso, meu caro?
Então espere só o que aí vem para os lados do Largo do Rato...
E.R.R.
De facto, e especialmente para a OTA, pode estar tudo muito bem, mas a ideia com que se fica é que se trata, pura e simplesmente, de cedências a lóbis.
Estudos de viabilidade técnica e económica, se os há, não se sabe onde páram.
O mais provável é que seja como o Túnel do Marquês, em que os estudos "se vão fazendo" à medida que a obra avança!!
Rosário
Com este avanço da candidatura do Dr Mário Soares, existe um certo Ministro que também estava com esperança de o aceitarem como candidato, também irá alegar cansaço.... não sei não. Não percam os próximos capítulos.
Ah mas a OTA e o TGV têm um rosto e esse rosto é o todo poderoso lobby da construção...mais conhecido como Lord of the Chaos... esse sim é quem define as estratégias e quem manda nos estudos. Sócrates e Cia são só bonecos patetas que caso não cumpram bem o seu papel serão corridos como tantos outros já foram.
Lily of the Valley
que agonia e que prepotencia...
Já estou como "o outro":
«Eu não percebo nada disso, mas acho que»...
TGV:
a) TGV de Lisboa para Madrid: OK, parece evidente que terá de existir, um dia.
Para passageiros e mercadorias.
b) TGV de Lisboa para Porto (depois da fortuna que se gastou com os pendulares e com a malta a preferir a autoestrada) não percebo a relação custo/benefício.
c) TGV Porto-Vigo (não faço ideia. É um assunto para sábios.
--
OTA:
a) OTA com manutenção da Portela, talvez sim.
b) OTA anulando a Portela(para a urbanizar, é claro...): ESTÃO A GOZAR CONNOSCO?????
Duarte
O facto de, pelos vistos, os estudos sobre a OTA serem quase "secretos" (o mais certo é nem sequer existirem seriamente), faz-me desconfiar de muita coisa.
E isso alimenta razoáveis suspeitas de que o que está em jogo são interesses gigantescos (especialmente se acompanhada pela destruição da Portela) que vão desde os taxistas mafiosos até aos patos-bravos e aos donos dos terrenos.
Quem é que irá de Lisboa à OTA apanhar um avião para o Porto?
Quem é que fará o caminho inverso, para depois(especialmente de manhã cedo) ficar bloqueado na A1 e nunca mais chegar a Lisboa?
John
caro john, quanto ao facto incontornavel que se o aeroporto for levado para a OTA, nunca mais ninguem vai querer ir de avião para fazer a viagem lisboa/porto, não se preocupe, os tipos também já pensaram nisso, portanto vão criar o TGV entre essas duas cidades, para que a gente não pense que eles são OTÁrios!
Lily of the valley
Agora que se fala tanto no novo aeroporto, toda a gente desatou a escrever OTA (em maiúsculas) e não Ota. Acontece que as letras O, T e A não são iniciais de coisa nenhuma, são apenas as letras que compõem a palavra Ota, a qual designa uma localidade, assim como uma ribeira que junto a ela passa: a Ribeira da Ota. Ver, por exemplo, em http://tinyurl.com/a8p4j
Vá lá, pelo menos as pessoas não escrevem O.T.A., com pontos e tudo...
Caro "nu e cru",
Obrigado!
Não há nada como aprender com quem sabe!
Curiosidade:
Hoje, na TV, pudemos ver várias placas sinaléticas:
Umas indicam "OTA", outras "Ota".
A que está mesmo à entrada da povoação é do primeiro tipo.
Também já ouvi falar de assuntos que servem apenas para distrair o povo. :) Futebol, telenovelas e Ota. :) Digo eu. Mas claro que eu só sei que nada sei. E tenho a mania da conspiração.
No «DN» de hoje diz-se o mesmo:
«O PSD regista a entrada em cena do deputado António Vitorino para discordar do plano de investimentos do Governo socialista. (...) o antigo comissário europeu colocou-se ao lado do "ministro demitido" - vulgo Campos e Cunha - na defesa do rigor, contra a política de "grandes obras públicas" - nomeadamente o TGV e a Ota - de Mário Lino e Manuel Pinho (...)
--
http://dn.sapo.pt/2005/07/27/nacional/psd_explora_divisao_entre_vitorino_e.html
Enviar um comentário
<< Home