Um "quebra-cabeças" curioso
FORMAR 4 triângulos equiláteros com apenas 6 fósforos iguais (e sem quebrar nenhum, evidentemente).
(Nesta imagem, vê-se uma tentativa falhada: apenas 2 triângulos conseguidos e um 3º incompleto, o que está MUITO longe do que se pretende!). Uma "dica": a resposta pode ser dada "por palavras", dispensando desenhos...
--
NOTA: Já chegaram 3 respostas certas:
Duas delas estão nos "Comentários" 4 (Fred) e 7 (João Dias); ver também o post do dia 10, onde está a imagem correspondente à 2ª. Ver ainda o post do dia 11, onde está uma 3ª solução (de João Dias, novamente).
8 Comments:
forma-se um quadrado (4 fosforos) e usam-se os outros dois fosforos para formar um X que se põe no interior do quadrado(dois fosforos cruzados para formar diagonais). Esta é velha. è do meu tempo de escola. Saudações.
Meu caro,
ERRADO.
O problema fala de triângulos EQUILÁTEROS (3 ângulos de 60º).
Os que me propõe são isósceles (2 de 45º e um de 90º).
Saudações
Ó "G", pode-se saber em que escola andaste?!
C.E.
Forma-se um tetraedro (uma pirâmide triangular formada por 4 triângulos equiláteros). Tem 6 arestas logo são precisos apenas 6 fósforos.
Fred,
BINGO!!
Parabéns!
Eu acho inclusive que existem mais hipóteses...
Formam-se duas cruzes (sem ângulos rectos) com (4 palitos), juntam-se essas duas cruzes e põe-se dois palitos um por baixo outro por cima. Tudo junto forma quatro triângulos equiláteros e um losango no centro, sendo que o losango é um figura excedentária.
Também está certíssimo!
Vou ver se arranjo uma imagem dessa hipótese para colocar.
Enviar um comentário
<< Home