25.4.08

HÁ ALGUM TEMPO, quando a ideia de cultivar cereais para obtenção de biocombustíveis começou a fazer o seu caminho, Fidel Castro indignou-se, dizendo que, num mundo onde ainda há tanta fome, é imoral estar a cultivar cereais para alimentar automóveis em vez de pessoas. Muita gente se riu dessa sua observação mas, nos últimos tempos, parece que, pelo menos nesse assunto, o homem tinha razão.
Vem isso a propósito da Carruagem Mecânica de Nuremberga movida - digamos assim... - com recurso a um biocombustível que talvez acalmasse a referida indignação de Fidel.
Pergunta com prémio: qual a fonte (forma) de energia que fazia andar este verdadeiro precursor do automóvel?
Actualização-1: a resposta certa foi dada por Helena, a quem o prémio vai ser enviado.
-oOo-
Actualização-2: mostra-se, seguidamente, uma maquineta semelhante, movida a pedais, segundo gravuras publicadas na revista Nature em 1889/90.
Tenho reparado que, face a estes desenhos, muita gente se indigna: "Coitados dos fornecedores de energia!". No entanto, o uso de energia humana para movimentar [outras] pessoas sempre existiu: cadeirinhas, liteiras, riquexós, barcos a remos e à vara, às-cavalitas...
Talvez a sensação de estranheza tenha a ver com o facto de, aqui, estar em causa um antepassado do automóvel - algo que associamos, de certo modo, a uma libertação do esforço biológico. Será?

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Helena said...

Por volta desta altura, a força devia provir dos músculos dos pobres homens.
segundo o que consta Hautsch, nem foi de modos e obrigava os coitados a bombear e a soprar um género de uma trompa nas subidas.

25 de abril de 2008 às 21:12  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Exacto!

A invenção é de Johann Hautsch e havia uns desgraçados (porventura alimentados a cereais...) que davam a uma(s) manivela(s).

Peço, pois, a Helena que contacte sorumbatico@iol.pt para combinar o envio do prémio.

25 de abril de 2008 às 22:14  
Blogger antónio m p said...

«parece que, pelo menos nesse assunto, o homem tinha razão»... Nesse assunto? O homem? Foi mesmo o senhor que escreveu isto ou foi o Nuno Melo referindo-se a Otelo? Pelo que conheço de si, deve haver engano na assinatura. Respeitosamente! amp

26 de abril de 2008 às 04:43  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Segundo a C. Social da época, de facto Fidel insurgiu-se contra o uso de cereais para coisas como o biodiesel, e a frase que disse foi a (ou semelhante à) que refiro.

De facto, pouco tempo passado sobre isso, chegou-se à conclusão que, em certos casos, essas culturas podem ser catastróficas:

1.º- Muitas vezes, a energia obtida é inferior à que é gasta para a obter.

2.º- Para o cultivo deses cereais são, por vezes, destruídas árvores que já faziam (e melhor, e de graça) a função de absorção de CO2 (que é o que leva a produzir os bio-combustíveis).

3.º - Desviando grandes quantidades de milho, soja, etc. dos circuitos alimentares para os circuitos de combustível, a subida dos preços, a nível mundial é inevitável. E, quando estamos a falar de alimentos, a situação pode ser explosiva.
-
Não foi por acaso que, em Portugal, o governo fez, recentemente, marcha-atrás nesse programa.

26 de abril de 2008 às 10:40  

Enviar um comentário

<< Home