12.8.08

Voltar à loja do chinês

Por Joaquim Letria
AO LONGO DA MINHA VIDA viajei pela China 11 vezes e tenho um filho a estudar naquele grande país. Não posso, portanto, dizer que se trata duma nação que me seja indiferente. Mas bastaria aquele Estado educar, cuidar e alimentar 1.400 milhões de seres da humanidade para eu ter pela República Popular da China o maior respeito, para além das calorosas relações que há muitos anos mantenho com muitos amigos chineses.
Os Jogos Olimpicos começaram em Pequim. Foram 18 mil figurantes a dar-nos um espectáculo cultural de rara beleza e sensibilidade. A guerra do ópio não foi evocada nem nada que pudesse beliscar sensibilidades mais coriáceas e merecedoras. Foi um espectáculo a recordar-nos um passado bonito e a fazer-nos acreditar num futuro melhor para todos nós. Quando voltarmos à loja do chinês, vamos sorrir-lhe com mais amizade e respeito.
«24 Horas» de 11 de Agosto de 2008

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

A China de hoje começa a estar bastante longe da retratada por Pearl S. Buck.

12 de agosto de 2008 às 19:10  
Blogger Menina Marota said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15 de agosto de 2008 às 14:38  
Blogger Menina Marota said...

Pois... eu não!

Enquanto souber das violações dos direitos humanos e animais... não posso respeitar nem aceitar este e outros Países... mas isto sou eu, que felizmente não devo nada a esses povos, e os meus filhos estudaram e continuam a estudar em Portugal...

(ah... porque será que retiraram dos cardápios as ementas onde constavam, os pratos executados com cães?)

15 de agosto de 2008 às 14:39  
Blogger Menina Marota said...

Parece que houve alguém que não gostou do meu comentário e foi comentar anonimamente ao meu... pois... questões de educaçao! :(((((

15 de agosto de 2008 às 18:48  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já há muito tempo que o 'Sorumbático' acabou com comentários anónimos.
Claro que há sempre a possibilidade de assinar com um pseudónimo, mas trata-se de uma questão de princípio:

Se os autores assinam o que escrevem (e, no seu perfil, só falta darem a morada de casa!) porque é que quem comenta não há-de fazer o mesmo?!

Não somos todos crescidinhos?

15 de agosto de 2008 às 19:01  

Enviar um comentário

<< Home