9.6.09

Duro e cavalheiro

Por Joaquim Letria

KEN GILL, um comunista britânico de linha dura e um dos sindicalistas mais respeitados no Reino Unido, onde durante décadas conseguiu manter o diário “Morning Star” leal a Moscovo, morreu aos 81 anos, deixando de luto amigos e adversários que muito o admiravam. Gill foi um dos três comunistas eleitos para o conselho dos sindicatos em toda a história do movimento sindical britânico.

Quando a direcção do PC britânico se inclinou para o Euro-comunismo, Gill manteve-se leal a Moscovo até ser, com mais 40 camaradas da linha dura, expulso do partido.

Foi a Hanoi apoiar o Vietnam do Norte durante a guerra. Dirigiu a solidariedade britânica com Cuba. Políticos e patrões temiam-no e respeitavam-no. Explicou:”Sou um comunista marxista mas analiso os factos com independência. Nem os meus inimigos me podem acusar do contrário”.

Os seus discursos eram elegantes, o que sempre lhe granjeou uma vasta audiência. Membro do PC desde os anos 20, foi ainda muito jovem dirigente dos sindicatos de Liverpool e da Irlanda. A Europa está mais pobre.

«24 Horas» de 9 de Junho de 2009

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Nuno Calisto said...

Membro do PC desde os anos 20 e morre aos 81 anos?? em 2009??

18 de junho de 2009 às 10:43  

Enviar um comentário

<< Home