7.6.09

E que tal aplicar-lhes o «método D' Hondt»?

Resposta de JPP, também no ABRUPTO:
«O número de votos em branco, às 21h39m, era de 144.029, 4,66%, ou seja mais de metade dos votos do CDS».

.
ESTA FOI a primeira vez, em muitos anos, que os resultados eleitorais foram divulgados omitindo sistematicamente este número, pelo menos nos canais de TV que acompanhei. E, no entanto, o voto em branco tem um significado, em termos de protesto, extremamente concreto e que não pode ser confundido com a abstenção - da mesma forma que não é a mesma coisa 'não ir ver um filme', ou 'ir, e sair a meio'.
Numas eleições, o voto em branco significa que o eleitor se interessa pela "coisa pública", que quer participar activamente na escolha dos seus representantes, mas que nenhum dos que se apresentam a sufrágio lhe agrada. Quer - e tem o direito - que isso fique bem claro.
.
Tal como, no início da censura, os jornais deixavam em branco os trechos cortados, também seria interessante que, nesses parlamentos, ficassem vazios os lugares correspondentes a esses votos...

3 Comments:

Blogger Luis Melo said...

Excelente a vitória do PSD, com 5% de vantagem sobre o PS. Uma grande vitória de Manuela Ferreira Leite pela escolha do excelente cabeça de lista que foi Paulo Rangel. Uma vitória da forma de fazer política, de verdade, de seriedade, de honestidade. Uma vitória de um partido que apresentou propostas, ideias e estratégias.

Uma derrota inequívoca de José Sócrates e do PS. Passam de 12 para 7 eurodeputados, perdem nos Açores (onde recentemente ganharam as Regionais) e ganham apenas em 2 distritos (sendo que em Lisboa foi apenas por 0,5%).

Não pode haver a desculpa da crise internacional, que castigou os governos. Sarkozy, Merkl e Berlusconi venceram, enquanto que os governos socialistas de Brown, Zapatero e Sócrates perderam. Foi a derrota da politica socialista que é despesista, premeia a partidarite no lugar do mérito e do trabalho, apoia e legitima a corrupção.

No contexto europeu, o PPE (onde se inserem PSD e CDS) será o maior partido com cerca de 260 deputados, contra os cerca de 150 dos socialistas (onde está o PS). A Europa teve consciência e sabe que rumo quer tomar.

8 de junho de 2009 às 10:52  
Blogger AQUARIUS said...

Essa ideia dos votos em branco, "elegerem" lugares vazios, é provavelmente para além da sua justeza, a medida mais regeneradora para a democracia que se poderia implementar a curto prazo. Alteraria os valores das maiorias, obrigaria a um empenho verdadeiro de quem quisesse ser realmente eleito, responsabilizaria inclusive aqueles que não querem votar em ninguém. Penso que está na altura de alguém "influente" avançar com a ideia, que terá seguramente um rasto de seguidores empenhados numeroso. Pensem nisso

8 de junho de 2009 às 11:27  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Segundo o DN de hoje, os votos em branco foram 164.870 (4,63%).

8 de junho de 2009 às 14:01  

Enviar um comentário

<< Home