7.6.09

Eleições - Passatempo com prémio


O QUE AQUI se lê não foi escrito por nenhum político, mas sim por um matemático, Jorge Buescu. E o que é certo é que está cheio de razão. Alguém quer explicar porquê?
.
Como não podia deixar de ser, a primeira resposta certa (que deverá abordar, mesmo que seja em termos muito simples, o aspecto matemático do assunto) será premiada com um livro.
Actualização: 'Nunormg' (às 11h49m) e 'Dana_treller' (às 12h10m, no seguimento do que se pedia às 11h58m) deram as respostas certas (como se pode verificar aqui), pelo que vão receber os prémios-do-dia.

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Na democracia actual é usado o método de um voto por pessoa. Já no festival da canção, se bem se lembram (já não vamos lá há uns tempos...), cada país ordena os 10 mais votados pelo público e os pontos são distribuídos de acordo com a posição.
No método de um voto por pessoa, o candidato vencedor será o que for o "nº 1" para a maioria dos eleitores. Já no método "festival da canção" o vencedor será o que reunir maior consenso.

7 de junho de 2009 às 11:49  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Certo.

Para já, 'Nunormg' ganhou o passatempo e vai receber o prémio pois, no essencial, a resposta está certa.
_________

Poderá haver um outro prémio a atribuir a quem der uma resposta detalhada - recorrendo a um exemplo com 3 ou 4 candidatos, que não deixe dúvidas.

Esse exemplo deverá mostrar como um determinado candidato obteria uma boa classificação segundo o método usado nas eleições de hoje, e uma classificação pior se fosse aplicado o outro método, conhecido por «Contagem de Borda».

7 de junho de 2009 às 11:58  
Blogger dana_treller said...

Ora nem mais! :)

Resta-me chamar a atenção para o facto (chato) de que, para votar no festival da canção o eleitor tem que pagar (pouco ou muito, mas uns cêntimos custará a mensagem). Este facto pode, com certeza, enviezar o resultado, seleccionando de alguma forma o eleitorado.

Ora, considerando que o voto numa eleição legislativa não implica nenhum tipo de custo, eu diria que o único viés presente é o resultado do fraca afluência ás urnas. Mas como esse facto resulta quase directamente da incompetência descarada da nossa classe política, parece-me relativamente representativo, no final... Infelizmente, esse choro silencioso do nosso povo tem sido ignorado ano após ano, não servindo para que essa classe se reinvente.

7 de junho de 2009 às 12:03  
Blogger dana_treller said...

Temos então três candidatos: A, B e C.
Em 100 eleitores, 50 têm como preferência A-B-C; 30 B-C-A; e os outros 20 C-B-A.
No método tradicional, venceria o candidato A, com 50% dos votos.
Se atribuíssemos 5 pontos ao 1º, 3 ao 2º e 1 ao 3º, teríamos então:
candidato A: 300 pontos;
candidato B: 360 pontos;
candidato C: 240 pontos.

Venceria o candidato B, já que não ocupa o 3º lugar na lista de preferência de ninguém!

7 de junho de 2009 às 12:10  
Blogger A said...

Odeio números!

7 de junho de 2009 às 12:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O passatempo terminou. Ver a "actualização" das 13h13m.

7 de junho de 2009 às 13:18  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Já agora, uma nota:

Nos passatempos do 'Sorumbático' em que se recorre à ajuda de alguém para fazer de júri, pede-se que se atribuam pontos (em geral 3, 2 e 1) aos 3 primeiros classificados.

7 de junho de 2009 às 14:37  

Enviar um comentário

<< Home