16.12.10

Mail urgente para o CPC

Por Miguel Viqueira

Mon Prince!,

A MEIO do jantar ouvi dizer que tinhas morrido: mais uma das tuas, mon Chevalier, que não páras quieto nem no Natal...
Depois desataram a pingar as notícias: nos blogues, nas edições digitais. Claro que comecei a não achar piada à piada e aos poucos, fatalmente, não tive outro remédio senão acreditar primeiro, ir aceitando depois, que afinal se calhar tinhas mesmo morrido!
Duas questões: morreste mesmo?
Segunda: por ordem de quem? Mas isto agora é assim, morre-se sem dizer nada, de "repent", sem passar cartucho a ninguém...?
Mais uma, subsidiária e egoísta, de quem cá tem de ficar, com cara de parvo e um vazio do tamanho da noite: e agora? Com quem vou eu discutir, comentar, admirar, rir, e a quem vou mandar à fava de vez em quando?
Olha, Carlinhos, além de na morte e nos impostos (ter de os pagar...) só acredito noutras duas coisas, ambas por demonstrar empiricamente mas portadoras daquelas certezas certas do coração: acredito na imortalidade do espírito humano (alma ou como queiras chamar-lhe) e em que tudo, mas tudo, nesta vida de cá, é mistério. Mistério que tu agora já desvendaste, como todos nós faremos a seu tempo. Agora que já percebes tudo, já conheces tudo, já desmascaraste tudo, imagino o espanto e as gargalhadas...! A chatice é que não me podes contar! (Não podes mesmo?).
Fica contente pelo que deixas, mon Prince: família, amigos, o teu trabalho de décadas. Nós é que temos de nos agarrar à brocha, agora. Mas, por ti, fá-lo-emos sem pestanejar.
Bem sei que a este mail não vais responder: será o primeiro! E como também sei que gostas destas coisas, deixo-te, enfim, enfim, com um verso do Jorge de Sena que ainda ontem reli:
"O que nos mata é solidão povoada".
Pois é. Como a minha de agora, contigo cá dentro.
E assim acontece!
Até esse dia que tu já sabes qual é!

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Greetube - People and culture said...

Excelente texto. A propósito do Carlos, Aconteceu o que não devia ter Acontecido.
Um abraço.

16 de dezembro de 2010 às 13:39  

Enviar um comentário

<< Home