6.10.11

Calçada portuguesa

Por A.M.Galopim de Carvalho

MANHÃ, bem cedo, o calceteiro da Câmara Municipal de Lisboa tinha vindo reparar a calçada, naquele local do passeio da grande avenida. Era uma manhã de fins de Maio. O ar estava ainda limpo, sem os odores e as poeiras da circulação automóvel. A brisa da madrugada varrera para bem longe a poluição do dia anterior. Não longe dali, o chão, pejado das pétalas caídas dos jacarandás, era como que um tapete de cor lilás. O homem fez o que lhe mandaram e, desleixadamente, em vez de recolher as duas pequenas pedras que sobejaram, deixou-as ali, no chão, certo de que, como é costume entre nós, ninguém do serviço viria fiscalizar a perfeição do seu trabalho. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger José Batista said...

Que bela história, que belo texto, que bela lição!
A merecer a melhor atenção de todos os professores da disciplina de biologia/geologia de 10º e 11º ano. A ver se os meninos (ou muitíssimos deles) voltam a gostar de ler. E de aprender, lendo.

Obrigado.

Obrigado também a Carlos Medina Ribeiro, pela luta cívica em favor de ruas, avenidas e praças frequentáveis nas cidades portuguesas.

6 de outubro de 2011 às 11:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro José Batista,

Vi-me atrapalhado para escolher (entre largas dezenas) as fotos que usei no 'post' a seguir a este.
Acabaram por ser as do largo da Mouraria, como podiam ser muitas outras.

Acho que foi a foto da carrinha da Santa Casa (agora dirigida por um ex-presidente da Câmara que, nesse aspecto, foi igualzinho ao actual...) que acabou por influenciar a escolha.

6 de outubro de 2011 às 11:59  
Blogger R. da Cunha said...

Mesmo para quem está longe (é o meu caso) desta área, aí está mais uma estória interessante do infatigável professor..
E quanto à fotos,água mole....

6 de outubro de 2011 às 18:32  

Enviar um comentário

<< Home