20.4.12

A norueguesa na menopausa

Por Ferreira Fernandes
A JUÍZA Eva Joly, que investigou casos muito mediáticos na viragem do século, é candidata à presidência francesa e quem não a conhece deve apressar-se porque a partir de domingo, com pouco mais de um por cento dos votos, sai de cena. Anteontem, discursando em Paris, ela disse: "Nós estamos na nossa casa, nós, os franceses e as francesas." E depois disse quem eram esses franceses, que são aqueles que presumimos serem e são também aqueles que ela designou com os termos pejorativos comuns: "Os polaks, os portos, os ritals (italianos), os youpins (judeus), bougnoules (árabes) e as norueguesas na menopausa." 
O último exemplo que Eva Joly deu deve ter surpreendido o leitor mais distraído - as norueguesas na menopausa... Era a própria oradora a dar-se como testemunho: ela foi batizada como Go Eva Farseth e nasceu em Oslo, Noruega, há 68 anos. Aos vinte conheceu a França pela primeira vez, veio trabalhar para uma família, na situação de au pair, doméstica que está a par, igual a todos. Esse au pair numa casa, ela fê-lo au pair no novo país, francesa como todos. 
Porque se fala muito da França dos Le Pen, trago para aqui essa outra França, que tem como candidata a presidente uma ex-norueguesa. Ela é dos Verdes, e se não tivesse sido escolhida pelo partido, talvez o candidato fosse Daniel Cohn-Bendit, um "judeu alemão." 
A França tem especialidades únicas, tão boas como um coulommiers, com pasta amanteigada. 
«DN» de 20 Abr 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Fernando Évora said...

E nós, o povo obediente, a olhar para o telejornal e a encolher os ombros: aquilo eram gadelhudos e o mais certo era merecerem-nas da polícia. É um casamento feliz, este do autocrata com o súbdito resignado e crente.

22 de abril de 2012 às 23:17  

Enviar um comentário

<< Home