16.5.12

Isto anda tudo ligado (*)

Por Baptista-Bastos
HÁ ALGO de destemperado e de soberbo nas palavras e nos actos de Pedro Passos Coelho. Parece que o chefe do Governo atina pouco com os princípios democráticos, e os imbróglios em que se envolve tornam-se cada vez mais intrincados. Horas depois de ser apupado na Feira do Livro o enredo desenrola-se, desta feita com o caso das "secretas." Anteriormente, causara espanto e repulsa ao dizer que o desemprego cria oportunidades, e que o despedimento não é estigma. Não há inocência nestas afirmações. Há, isso sim, o símbolo de uma força que se julga sólida e estável. Acontece com todos os que possuem uma concepção autoritária do poder. Um livro recente, O Eterno Retorno do Fascismo, de Rob Riemen (Edições Bizâncio), explica a ambivalência das democracias actuais, e pode esclarecer, por reflexo, o perfil do primeiro-ministro.
Mas a verdade é que Passos Coelho é, de certa forma, a imagem devolvida do que somos. Os nossos defeitos advêm das características submissas e da revolta surda que essas características nos provocam. O medo atávico e a superstição convivem, não tão estranhamente quanto parece, com o desejo de liberdade e o receio da própria liberdade. Passos aprendeu a lidar com isso. Descobriu que os nossos medos eram os seus medos. Facilmente se verifica que o primeiro-ministro é um homem inseguro. Antes de Riemen, um filósofo hoje esquecido e, até, desprezado, Wilhelm Reich (La Psychologie de Masse do Fascisme), explicou o que está por detrás do fenómeno do autoritarismo e da pessoalização do poder.
A ideia de "chefe" está muito presente neste Governo, que se afirma, apoiado nas eleições, como resultado de uma só vontade e sob o efeito de uma ideologia averiguadamente autoritária. Mas a soberba e o destempero do primeiro-ministro e a doutrina em que se escora dificilmente se implantariam num terreno social e cultural, como o nosso. Tem sido o erro histórico deste Governo. Apesar de tudo, tomámos o gosto de ser livres ou de beneficiar de uma certa liberdade, e os resquícios do salazarismo (mesmo que reconfigurados em "democracia") não são totalmente favorecidos por nós. Apesar de tudo.
Contudo, a degradação da democracia, nascida das nossas indecisões, encontrou, neste Governo[,] terreno propício a disseminar-se. A troca do essencial pelo acessório é uma banalidade corrente. Anteontem, as televisões transmitiam, em directo, o discurso de Eduardo Lourenço a agradecer o Prémio Pessoa. Um texto que merecia ser seguido com atenção e proveito. Foi interrompido, abruptamente, porque Paulo Bento ia revelar os nomeados para a selecção portuguesa de futebol. Creio haver algo de errado nesta substituição. É por este preço que pagamos as nossas pessoais negligências e a natureza deformada das nossas escolhas. De facto, isto anda tudo ligado.
(*) - Eduardo Guerra Carneiro
-
«DN» de 16 Mai 12

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger SLGS said...

"Anteontem, as televisões transmitiam, em directo, o discurso de Eduardo Lourenço a agradecer o Prémio Pessoa. Um texto que merecia ser seguido com atenção e proveito. Foi interrompido, abruptamente, porque Paulo Bento ia revelar os nomeados para a selecção portuguesa de futebol."
DEPOIS DE LER A CRÓNICA, FIQUEI CONVENCIDÍSSIMO QUE FOI O PASSOS COELHO QUEM MANDOU INTERROMPER O DISCURSO.

16 de maio de 2012 às 15:21  

Enviar um comentário

<< Home