14.2.13

Bichas e filas – hábitos e preconceitos, para sorrir

Por C. Barroco Esperança
QUE RAIO de ideia a de evitar a palavra bicha, apenas pela conotação brasileira!
Recuso-me a recorrer ao dicionário e não me submeterei à pressão da opinião pública. Sempre compreendi as filas no sentido horizontal e as bichas na perpendicular. Assim me refiro sempre às filas de cadeiras onde me sento para ver cinema ou teatro.
Nunca me atreveria a dizer que só tinha encontrado bilhetes para a bicha A ou Z. Nem me passaria pela cabeça dizer que os soldados se perbicham antes de apresentarem armas. Na tropa progride-se em bicha de pirilau para evitar que o inimigo dizime muitos homens com uma só bala. Temo que passe a chamar-se fila de pirilau, embora eu não saiba ao certo o que é o pirilau. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas: