18.4.19

Homens rijos que nem cornos

«Somos gente de trabalho, de muito trabalho. Somos gente que há 20 anos luta pelos seus direitos, por uma vida melhor, e ninguém ouviu e a quem nunca deram nada. Somos gente de um sindicato onde a política, os políticos e os sindicatos ligados à política não entram. Somos gente de trabalho, homens rijos que nem cornos e vamos levar esta greve até ao fim porque agora já nos ouvem», disse entusiasmado ao “PÚBLICO” Francisco Fidalgo, 54 anos, filiado no SNMMP e que há 20 anos conduz camiões de transporte de matérias perigosas.

Por Antunes Ferreira
Depois de uma maratona ao longo de uma noite e uma madrugada foi acordado entre o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, SNMMP e a Associação Nacional de Transportes Públicos de Mercadorias, ANTRAN, com a mediação do Governo, foi decidido levantar a greve que desde a passada segunda-feira deixara o país na maior confusão pela falta de combustível.
E quem diria que um sindicato a que muitos chamavam depreciativamente “Bebé”– fora fundado apenas a 8 de Novembro do ano passado – conseguiria pôr Portugal de cócoras? Mas conseguiram-no e o resto é conversa da treta. A frase tornou-se viral: «Somos homens rijos que nem cornos!» Dita com um altivez e orgulho ela representa bem a independência de que os motoristas de matérias perigosas. Uma greve que foi paga apenas e só pela quotização mensal de 6,5 euros, pelos 800 associados.
Agora fica um ano para prosseguirem as negociações entre patrões (ANTRAM) e trabalhadores (SNMMP) com o acompanhamento tão atento quanto seja possível pelo Executivo. Porque o Sindicato já foi avisando que se não houver acordo voltará a acontecer o flagelo da greve. Desta feita há que ter muito cuidado e o aviso não cair em saco roto. Já se viu no que resultaram estes quatro – sublinho quatro – dias de confusão, donde mais vale prevenir do que remediar. Se é que remediar ainda for possível.
Não convém esquecer, de modo nenhum que se trata de lidar com «homens rijos que nem cornos!»  

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Com toda a legitimidade,que lhes é inerente,com todas as justas reivindicações que possam ter...estes novos sindicatos são algo de novo na nossa democracia.Mas estes avisos?!! Ou melhor dito, estas ameaças?Espero bem, que os governos não comecem a governar coagidos por estes avisos.

18 de abril de 2019 às 19:29  
Blogger opjj said...

Querem dar mais de aumento aos juízes do que os salários destes condutores. Assim caminhamos para o socialismo virtual.

19 de abril de 2019 às 18:18  

Enviar um comentário

<< Home