31.10.09

A Face Descoberta

Por Antunes Ferreira

DIZ-SE POR AÍ que este País já não tem ponta por que se lhe pegue; outros, um tanto mais radicais, afirmam mesmo que Portugal já não tem remédio. E citam-se exemplos os mais diversos para justificar tais afirmações. Que, como bastas vezes por aqui, não têm face, são fruto desse diz-se de que nós, Portugueses, tanto gostamos e que utilizamos por dá cá aquela palha. É uma das faces nacionais. A outra reside na maneira de respondermos a um simples «como vais?»

De há muito adoptámos o assim, assim. Enquanto por esse Mundo fora, as pessoas andam bem ou andam mal, frontalmente, nós refugiamo-nos nessa vaga referência, que, de resto, não se confina ao eterno assim, assim, antes se reveste de outras fórmulas: nem tanto ao mar, nem tanto à terra, antes assim do que pelo contrário, vai-se indo como se pode, etc. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Como em muitos outros casos, temo que este processo se arraste até... à prescrição.

31 de outubro de 2009 às 18:00  
Blogger Juliana Vasconcellos said...

As coisas estão pretas e a Polícia Judiciária quer torná-las brancas. Nunca lhe doam aos mãos. Mas, os tribunais é que são o problema.

1 de novembro de 2009 às 00:09  
Blogger Manuel Silva said...

Estranho muito que um PS diga mal de tantos «socialistas». Já não são só o Vara e o Penedos, há muitos mais. Mas o ministro da «Ju stiça» também é PS...

1 de novembro de 2009 às 18:02  

Enviar um comentário

<< Home