30.5.10

Luz - Machu Pichu, Peru

Fotografias de António Barreto- APPh

Clicar na imagem, para a ampliar
.
Mais do que uma das “maravilhas do mundo”, Machu Pichu é uma demonstração do génio humano e do esforço inacreditável que se pode fazer para viver. Construída a 2500 metros de altitude, fica a cerca de 80 km de Cusco, a capital do Império Inca. A sua construção ter-se-á iniciado em 1400, mas a cidade foi abandonada pouco depois, talvez um século mais tarde, com a conquista do Peru pelos espanhóis. Num dos pontos da cidade, uma enorme rocha, levada até lá a força de braço (os Incas não conheciam a roda...), serviria para, um dia, amarrar o Sol, a que se lançaria uma enorme corda! A cidade esteve vários séculos praticamente desconhecida, até ser redescoberta, em 1911, por um arqueólogo e historiador americano Hiram Bingham.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

No seu anterior post "Jacarandás", o autor termina com a seguinte frase «Ainda por cima, em tempos de mentira, reviravolta e ocultação, é bom perceber que há coisas eternas, cuja repetição sazonal nos dá a garantia de que a vida nos oferece permanência e lealdade!». Nopresente post, alude à rocha que os incas arrastaram à força de braço e que teria como finalidade «amarrar o sol».
Estará António Barreto a dar-nos um la-mi-ré do tema que envolverá o seu discurso na sessão solene da próxima comemoração do 10 de Junho?
Estou em pulgas!!!

30 de maio de 2010 às 19:34  

Enviar um comentário

<< Home