30.5.10

Sócrates e Chico Buarque

Por Ferreira Fernandes

JOSÉ SÓCRATES, em visita ao Brasil, tomou café com Chico Buarque. Os jornais portugueses disseram que o encontro foi a pedido do cantor brasileiro. Mas, horas depois, Chico Buarque de Holanda disse ao jornal Público: "Foi o vosso ministro quem pediu o encontro." Logo, a notícia (encontro de Sócrates com Chico Buarque a pedido deste) é mentira.
Ora aí está uma dessas coisas que podemos tirar a limpo sem precisar de uma comissão parlamentar. Os jornalistas que acompanham a viagem não são tantos assim (cinco?, dez?) que não possam explicar a história comum. Um deles até escreveu "segundo fonte do Gabinete de Sócrates". Agora que há um desmentido rotundo à versão que essa fonte deu, o jornalista pode chegar ao pé dela e exigir uma explicação que deve ser pública. E se a fonte não quiser explicar-se, o jornalista, como houve mentira deliberada, está desobrigado do sigilo e pode contar a história toda. Fico à espera, confiante - o caso é simples e os intervenientes poucos.
Claro que pode sempre haver poeira nos olhos. Previno-vos contra esta: "Chico Buarque mentiu sobre Sócrates." Esta frase é verdadeira, foi o próprio cantor a revelá-la. Em entrevista (em 1998) ao jornalista Geneton Moraes Neto, do jornal O Globo, Chico Buarque disse que contou uma vez em Marrocos que foi substituto de Sócrates (o da selecção canarinha), no Mundial de 82.

«DN» de 30 Maio 10. NOTA (CMR): para se perceber melhor este episódio, ver a notícia do DN, [aqui].

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

Fonte do vaticano emite notícia de última hora!!!
Hmmm?
Ah!!!
Rectificação: Fonte de Sum Bento, informa que...
Não???!!!
Então?
Ah!!!
Empresário do cantor, informa que Chico Buarque, recentemente chegado ao Brasil, emigrado da Holanda, reescreveu o seu tema
"Essa moça tá diferente" trocando no poema, moça por sokrates...
http://www.youtube.com/watch?v=mLk4EH9FWwI&feature=PlayList&p=2ED6FC516174A23F&playnext_from=PL&playnext=1&index=1

30 de maio de 2010 às 19:18  

Enviar um comentário

<< Home