12.9.15

Novo Banco, uma chatice

Por Antunes Ferreira
 “Expresso” on-line – 11 de Setembro de 2015
“Que a venda do Novo Banco anda embrulhada, não é preciso ser um génio para ter percebido. Mas parece que a coisa está mesmo pior do que se adivinhava e as negociações com a Fosun também não estão e chegar a bom porto. Depois de falhar o acordo com os chineses da Anbang, depois de se perceber que os americanos da Apollo não tinham ficado em segundo lugar no concurso, agora são as negociações com a empresa (também ela chinesa) que já manda em Portugal na Fidelidade e no Hospital da Luz que correram mal.”
Ao mesmo tempo do texto acima que foi publicado e acabo de transcrever, não há notícias de que os lesados do BES tenham abrandado os seus protestos contra a proposta  que o “Banco Bom” lhes apresentara e  que não tinham aceitado. Um sarilho com face dupla como o feijão-frade. Uma embrulhada que parece não ter fim e Carlos Costa, recentemente reeleito pelo (des)Governo de Colho & Portas para Governador do Banco de Portugal está medido numa camisa de 11 (mil) varas. Resumindo: o Novo Banco é uma grande chatice
Esta mistura explosiva não foi explicada no debate televisivo de quarta-feira entre o nosso primeiro e António Costa, e o que ontem (sexta-feira) ocorreu com o mesmo protagonista da PaF e Catarina Martins a líder do BE o que também s acontecera com Portas: uma banhada, passe o excesso do termo e a linguagem popular futebolística. Os americanos do senhor Truman não conseguiram justificar as bombas atómicas contra Hiroxima e Nagasáqui – o que era tarefa quase impossível ou mesmo impossível.
Comparação espúria? Por certo que é; batendo com a mão no peito, o autor confessa o desatino e pede perdão. Porque o imbróglio dos dois bancos em que o BES foi dividido e os lesados da incrível “solução” (não chegam “nem às unhas dos pés” quanto mais a “nem aos calcanhares” é um crime) não pode, de nenhuma maneira, ser comparado aos milhões de japoneses sacrificados. Daí o reconhecimento dos qualificativos espúria, estúpida e criminosa utilizados (mal) pelo escriba. Mas a tentação…
Nesta altura do campeonato as equipas portuguesas (des)Governo e do Banco de Portugal envolvidas no “negócio”, tremelicam a tentar encontrar uma saída dentro dum “prazo” afirmado pelos (des)governantes e o pelo Banco de Portuga de que poderia ser encontrada uma saída antes das legislativas. Mas Carlos Costa de mãos na cabeça já não sabe o que pode mais fazer; os candidatos ao “apetitoso” Good Bank têm vindo a trocar-lhe as voltas pelo que já se diz que uma decisão só deverá acontecer depois do 4 de Outubro. É mais uma estocada que o poder (?) não sabe ou não pode aparar.
De acordo com o que o “Diário Económico” escreve “a proposta da Fosun implica um encaixe líquido de 1,5 mil milhões para o Fundo de Resolução, cerca de metade do pretendido. A ideia passa agora por lançar um novo concurso depois das legislativas e quando já forem conhecidos os resultados dos testes de stress europeus ao Novo Banco.”
Ainda está também por elucidar qual o impacto da capitalização nas contas públicas e também como esclarecer de que modo será incluído na segunda notificação o Procedimento dos Défices Excessivos que o Instituto Nacional da Estatística terá de enviar para Bruxelas até ao primeiro dia de Outubro.
E aqui surge um novo problema: uma fonte oficial do Eurostat confirmou que “vai avaliar o registo do Novo Banco no contexto da notificação de Outubro dos dados do défice e da dívida". Daí decorre a questão que é saber como é que a capitalização do Novo Banco, no valor de 4,9 mil milhões de euros e realizada em Agosto do ano passada, é registada nas contas de 2014, tendo em conta que a instituição não foi vendida e continua nas mãos do Fundo de Resolução, uma entidade que está dentro do perímetro das administrações públicas.
O escriba não quer entrar (mais) por este caminho: não é nem se intitula economista ou financeiro. Ainda assim, tem de sublinhar que para garantir a capitalização do Novo Banco, a instituição recebeu uma injecção de 4,9 mil milhões de euros por parte do Fundo de Resolução bancário, uma entidade gerida pelo Banco de Portugal e que detém 100% do capital do Novo Banco. Deste montante, 3,9 mil milhões resultaram de um empréstimo remunerado feito pelo Estado e o restante foi obtido por um empréstimo, também remunerado, feito por vários bancos a operar em Portugal e de capitais do próprio Fundo de Resolução. É o que em linguagem popular “o ovo no cu da galinha”.

Por isso o Banco de Portugal, anteriormente emissor e hoje apenas fabricante de moeda, está numa corrida contra-relógio. Carlos Costa que tem andado com a sua criança ao colo, vê que a esperança que alimentou com a negociação com os chineses da Fonsun está a resvalar para uma negativa tal como acontecera com os chineses (sempre eles) da Anbang. Resta-lhe a americana  Apollo. Mas no tempo das vacas magras de hoje as viagens espaciais já não utilizam esse foguetão…

Etiquetas: