30.4.06
NO SEU blogue «ABRUPTO», Pacheco Pereira tem publicado muitas dezenas de imagens interessantes sob o tema «O trabalho em...». A que se mostra em cima foi afixada ontem: o trabalho em Ruivães.
Ora, na referida fotografia sobressai, em fundo, um inestético poste de alta tensão; e é pena que isso não tenha sido referido, especialmente porque JPP muito tem falado - e bem - da degradação da nossa paisagem pelas torres das centrais eólicas.
De qualquer forma, e felizmente, os postes são estruturas fáceis de retirar quando, um dia, for economicamente possível substituir as linhas aéreas por cabos enterrados.
Aliás, um grande fabricante (a Pirelli) inclui na sua publicidade de cabos eléctricos um par de imagens como as que aqui se mostram, com a legenda:
«A poluição visual só terminará quando os seus responsáveis forem enterrados!»
Não é só por cá que há quem ache que fraude fiscal compensa...
29.4.06
28.4.06
«Acontece...»
Aquela menina passava, correndo. Brincava, inocente, entre os pilares da Memória. Que são 2.711 e não seis milhões. Seis milhões foram os judeus assassinados. Seriam pilares demasiados para tanta memória...
Tranquilizem o pessoal
Etiquetas: JL
O original e a cópia
Memórias à venda
Reagindo a isso, o movimento cívico NÃO APAGUEM A MEMÓRIA! lançou uma Recolha de Assinaturas online: www.petitiononline.com/memoria/petition.html
27.4.06
Mais do mesmo, evidentemente!
Com isso, fazem-me lembrar a rábula do camionista que, depois de atropelar um peão, deita a cabeça de fora e grita para o infeliz que, lá atrás, se contorce no asfalto:
- Ó homem, tenha cuidado!
Mas o desgraçado, mais morto do que vivo, só quer saber:
- Porquê? Ainda vai fazer marcha-atrás?!
As entradas de leão
Etiquetas: JL
26.4.06
No entanto - quem diria?! - o Zé até parece gostar que o albardem, cavalguem e esporeiem!
NOTA: não consegui, para aqui afixar, uma imagem do desenho «os alternantes» - que representa a cáfila de políticos que se iam alternando no poder sem que "o Zé" notasse qualquer diferença de uns para outros. Bordalo representou essa prestimosa rapaziada como um barril de lixo a transbordar de fétidas espinhas de peixe que um gato vadio tenta apanhar...
Óculos para sonolentos
Uma gracinha
Etiquetas: JL
Arquivo "Nuno Rogeiro"
Regiões demarcadas
Decerto para as compensar, nasceu o caso de Barrancos, região demarcada de sentido contrário: ali, não se aplica a lei geral do país no que toca a corridas-de-morte.
Mas, pelos vistos, ainda faltava uma terceira anedota, as zonas «demarcadas-mas-pouco»:
As bilhas e as meninas
25.4.06
Podia não dar
Etiquetas: JL
Mais 10, menos 10...
No entanto, na página 10, José Vítor Malheiros parece ser de outra opinião: «Quando se comemoram trinta anos...»
Mas, pensando bem: estando em causa elementos que mantêm a sua radioactividade por milhares de anos, o que são 10 a mais ou a 10 menos?!
(*) Foi, de facto, em 26 Abril 1986
24.4.06
As meninas do avô - A não perder!
Fascinante
Vem esta reflexão a propósito de um jornal como o "Harretz", uma espécie de "Diário de Notícias" de Israel, publicar em editorial a defesa do assassínio do Presidente democraticamente eleito do Irão.
"Assassinar Ahmadinejad é uma alternativa que parece cada vez mais razoável", escreve Amir Oren, editorialista do prestigiado jornal israelita. De resto, o jornalista dá a entender que a ideia não é sua, quando a estende a todos os governantes do Hamas, partido eleito para governar a Palestina, e diz que as forças de segurança de Israel estudam a eventualidade de uma acção desse tipo.
Com os melhores serviços de informações do mundo e com os mais sofisticados serviços de segurança, os israelitas dão-se ao luxo de não se fingirem ingénuos, como vemos os outros fazer. Fascinante.
Etiquetas: JL
23.4.06
Já que falamos de "meter gasolina"...
Reclamações dos consumidores
Quantos são?!
Segundo o «Público», foi o 21º:
Será assim tão difícil entenderem-se?
--